domingo, 27 de julho de 2014

Transmedia (versão melhorada):
Transmedia tem um significado conceptualmente forte, pois pode abranger diversas plataformas de distribuição. Cada plataforma destas deve incluir informações da história que só nela estejam acessíveis. Transmedia basicamente significa contar uma história através de várias plataformas, como televisão, Internet, vídeo-jogos, etc. Existem diversos exemplos de projectos transmedia de sucesso onde temos por exemplo o caso do “24”, ou o caso do “Matrix”, entre tantos outros.
Na disciplina de “Atelier de Gestão de Projectos e Programas” fomos confrontados com a tarefa de criar um projecto transmedia, que envolvesse uma série e uma aplicação mobile para essa mesma série. Eu estava envolvido em dois dos projectos da turma, no “Descendência” e no “Debaixo D’olho”. Estes projectos são transmedia pois conseguem aliar à série televisiva, uma aplicação mobile que proporciona uma experiência diferente e complementar à experiência oferecida pela série.
 O conceito Transmedia não é recente e como tal existem imensos exemplos de projectos Transmedia com alguns anos de existência. Este conceito pode ir sendo adaptado ao longo do tempo consoante o sucesso do projecto inicial, isto é, um filme pode levar a acontecer.
De acordo com Henry Jenkins , in “ Cultura de convergência e narração transmedia”, o que caracteriza um projecto de narrativa transmedia são essencialmente três factores:
A.      O conteúdo deve ser distribuído em diversas plataformas, explorando o que cada uma tem de único. ( videogame--- interactividade; cinema---apelo de massa; livros----capacidade de aprofundar uma história).
B.      Cada média deve acrescentar alguma coisa à narrativa central.
C.      Cada conteúdo pode ser consumido de maneira diferente dos demais, isto é, não é preciso que se veja o filme para se poder jogar o jogo de vídeo e entender a história do jogo.
Transmedia tem tantos anos quantos a indústria cinematográfica, apesar de se ter desenvolvido a partir dos anos 1990, devido a três forças: Grandes grupos de média, globalização e digitalização. Estas três forças não só transformaram o cinema de Hollywood como todas as indústrias de médias.
Filmes como o Senhor dos Anéis é o exemplo mais marcante de como os estúdios de Hollywood desenvolvem histórias e formatos que podem ser estrategicamente expandidos para outros mercados que não param de se expandir.

Um excelente exemplo de um projecto Transmedia é  o “Homem-Aranha” da Marvel, que começou com livros de banda desenhada, passou por séries, filmes e também vídeo-jogos para diversas plataformas. Cada vez que um filme do “Homem-Aranha” é lançado, existe agregado a esse filme pelo menos mais um vídeo-jogo e uma BD, a juntar a isto toda a interacção em blogs e sites semelhantes ligados ao filme.
Estes projectos Transmedia podem abranger diversas plataformas de distribuição, contudo todos estes projectos devem estar bem delineados e bem definidos sobre qual o rumo a tomar e qual o principal foco da sua atenção. Todos estes projectos devem saber qual é o meio de distribuição principal e que chega a mais pessoas. No exemplo do “24” a série não era a principal plataforma de distribuição, mas era sim o site que continha um fórum onde existia uma grande interactividade entre os utilitários e quem o geria.
A lista da relação entre os filmes e os vídeo-jogos já é extensa, sendo que cada vez mais vai aumentando. Existem casos de vídeo-jogos que surgem após o filme, mas também existem casos do oposto, casos de filmes que surgem de vídeo-jogos, não existindo desta forma uma sequência pré-definida.
Exemplos de transmedia:
1.       A guerra das Estrelas” de George Lucas.
Cronologicamente foi o primeiro filme de uma das mais famosas sagas cinematográficas de sempre.
2.       “The Simpsons Movie” de David Silverman.
Baseado na série televisiva de animação.
3.       ”O Senhor dos anéis” A imandade do anel.
Primeiro título da trilogia baseada na obra Homónima de J.R.R. Tolkien, publicada em três volumes.
4.       “O Sexo e a cidade” de Michael Patrick King.
É a primeira adaptação ao cinema da famosa série televisiva baseada no livro de Candace Bushnell.

O objectivo passa por ao invés de se contar uma história, começa-se a viver essa mesma história. A experiência que é oferecida ao espectador com a possibilidade de abranger mais do que uma forma de visualização, é sempre única e muito mais envolvente do que se se contar uma história de uma forma muito mais simples. Neste estilo de contar uma história com mais do que uma forma de distribuição, ou seja, num projecto Transmedia, tudo deve ser antecipado e estudado ao mínimo detalhe. Por vezes estamos a lançar o projecto num suporte, e já sabemos os próximos passos todos.
No futuro cada vez mais a interligação entre os diversos meios de distribuição de uma história será uma realidade constante na nossa sociedade. Actualmente vemos a acontecer um grande número de aplicações para telemóvel, que conseguem interagir com o que estamos a ver na televisão. Esta inovação está a ser utilizada já na televisão portuguesa, sendo que a RTP através do 5i foi inovadora neste projecto. Além de este projecto lançado pela RTP, as outras estações de televisão portuguesa já começaram a lançar aplicações semelhantes para a programação das suas grelhas.
Outra forma de um projecto ser Transmedia é através de conteúdos na Internet, que podem ser emitidos simultaneamente, ou não, como por exemplo com o conteúdo televisivo. Esta forma de se levar os projectos a serem transversais em diversos meios de distribuição já existe há muito tempo, não é nova. Contudo existiu agora um enorme investimento e uma aceitação crescente por parte do público por este estilo de conteúdos.
Cada vez mais o futuro dos projectos audiovisuais será de projectos transversais, pois a quantidade e a qualidade dos diversos meios de distribuição está a crescer e a tornar-se cada vez mais apetecível e acessível a todas as pessoas. De notar que hoje em dia todas as pessoas conseguem ter um telemóvel com acesso à Internet, pois hoje custam menos de trinta ou quarenta Euros. E dessa forma conseguem visualizar conteúdos audiovisuais através do telemóvel.
Em suma, um projecto transmedia é um projecto que abrange diversas formas de contar e distribuir uma história, diversos olhares através de diferentes meios de distribuição. No fundo não é mais que contar uma história através de diferentes media, tendo consciência de que cada uma exige uma narrativa específica para atingir públicos diferentes. Estes meios de distribuição devem envolver tecnologias recentes pois cada vez mais a tecnologia evolui e as pessoas tendem a procurar as novidades e inovações tecnológicas. Estes projectos são atractivos para as pessoas conseguindo uma grande aceitação por parte dos seus públicos-alvo.
Hoje em dia a narrativa transmedia oferece ao público a oportunidade de utilizar os seus últimos gad

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